Tai chi chuan, o que é? Os benefícios, exercícios e movimentos
Tai-chi-chuan gera força através do relaxamento, estrutura corporal, deslocamento de peso e a mecânica natural do corpo. As técnicas são realizadas através do uso do corpo inteiro, a começar pela base do corpo. Isto pode ser explicado pelo fato que a força é gerada a partir das pernas e quadris e levada aos braços que são mantidos completamente relaxados a fim de liberar a energia pelas mãos até o oponente, sem obstrução.
“Nos antigos Clássicos do Tai Chi Chuan esta geração de energia é descrita da seguinte forma: a energia enraíza-se nos pés, desenvolve-se nas pernas, é comandada pela cintura, sobe pelas costas chegando aos braços, e se manifesta nos dedos.”
O treinamento de Taichi é normalmente referido como método de treinamento Taoista. Tao ou Dao (道) é um conceito filosófico ancestral que pode ser traduzido como “o caminho”. Dao não pode ser explicado de uma única maneira, mas é algumas vezes visto por um conceito oportunista de entender e ir em frente ao invés de ir contra, a ordem natural do universo.
O conceito de sentir e entender as intenções do oponente com o objetivo de superá-lo é obviamente uma estratégia usada em todas as artes marciais. No entanto, no Tai Chi Chuan existe toda uma metodologia para obter estas habilidades que foi testada, refinada e transmitida dos mestres para os discípulos por centenas de anos.
Os benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde
Nossas aulas têm várias finalidades e os alunos que realmente fazem com que os exercícios estejam integrados à sua rotina de vida, admitem normalmente que o treinamento se torna um caminho de mudança de suas vidas.
Há muitos casos de pessoas que melhoraram significativamente sua saúde física, saúde mental e qualidade de vida em geral ao praticar o Taichi Chuan. Por esta razão algumas das formas mais complicadas de Taichi foram modificadas e simplificadas em meados do século XX. No passado o Taichi não era ensinado abertamente, porém as autoridades chinesas exigiram que o Taichi fosse ensinado como um exercício para a saúde para um público maior.
Tai chi na nossa academiaO Taichi é o mesmo que meditação?
O Taichi não é executado sobrecarregando o corpo e a mente, que é o método normalmente utilizado nos chamados sistemas de artes marciais externas (waijia). Ao contrário, o treinamento é executado com a intenção de sentir e usar o corpo por inteiro, seguir o oponente sem aplicar muita força muscular e usar a força muscular do oponente contra ele mesmo. Em um nível de mestre o Taichi pode ser descrito como “meditação”, mas para atingir este nível é necessário muito treinamento duro.
Em nossas aulas você aprende a usar a suavidade para superar a dureza, aderência para superar a dominância, estratégia para superar a brutalidade, etc.
“Como resultado natural do treinamento os alunos desenvolvem um fluxo natural de energia no organismo, algumas vezes referido como Qi or Chi (气).”
Podemos imaginar este fluxo no organismo como se o corpo inteiro estivesse cheio de água. Os fluxos de água seguem a intenção em vez da força muscular imposta. Lentamente, à medida que o praticante de taichi começa a desenvolver este “fluxo” pelo organismo, também começam a surgir os benefícios à saúde.
Este fluxo no organismo que nos esforçamos para atingir através de treinamento, é também uma sensação muito boa que é completamente diferente do que você sente enquanto realiza atividades físicas como ginástica e exercícios aeróbicos.
Como consigo melhorar minha saúde através de treinamento?
Há inúmeros estudos científicos que concluíram que há efeitos positivos sobre a saúde mental e física através da prática do Taichi Chuan. Estes estudos mostram que os benefícios típicos alcançados através da prática desta arte estão ligados à melhoria da qualidade de vida em geral em aspectos como sono melhor, maior capacidade de concentração, melhor equilíbrio corporal e maior tolerância ao stress.
No entanto, o taichi é praticado principalmente com o objetivo de prevenir doenças ou como meio de recuperação de doenças de maior risco.
“O treinamento funciona como uma massagem interna e fortalece tanto o corpo quanto a alma.”
Levantamentos mostram como os praticantes de Tai Chi Chuan desenvolvem um sistema vascular mais eficiente e atingem melhores resultados em tratamentos (e até como forma de recuperação) de infarto, insuficiência cardíaca, alta pressão sanguínea, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla e Fibromialgia.
Não importa se o objetivo é melhorar a saúde ou apenas pelo prazer de praticar, as pessoas que treinam em nossa Academia enriquecem suas vidas e se sentem mais felizes.
O treinamento também permite fazer amizade com um grupo de pessoas de diferentes formações, ajudando a criar uma atmosfera positiva e um espaço social que funciona como um refúgio do stress diário da sociedade.
Tai chi movimentos não são fáceis
Em função da natureza não agressiva do Taichi Chuan, o treinamento é visto pelas pessoas em geral como um método fácil que não requer muito esforço. Este é um grande equívoco.
Taichi é frequentemente considerado uma das artes marciais mais avançadas e complexas do Wushu chinês (武术) e requer atenção total e treinos regulares. Não é raro que novos alunos que se matriculam em nossas aulas fiquem frustrados quando percebem que é difícil coordenar e aprender seus movimentos.
Todos conseguem aprender esta arte, mas exige tempo, dedicação e consistência. É claro que dedicação e disciplina no treinamento são pontos que cada aluno desenvolve com o passar do tempo. Não se espera que alunos iniciantes tenham esta noção desde sua primeira aula, mas, fica mais fácil para os alunos que tenham expectativas corretas desde o início: dominar esta arte requer tempo e treino duro.
Wushu moderno
Hoje em dia o Taiji Quan se desenvolveu em um esporte moderno. O Taiji Quan é hoje parte da Federação Internacional de Wushu (IWUF). O esporte deve ser diferenciado da arte tradicional. No entanto, existem obviamente algumas das técnicas e conceitos básicos que são os mesmos. Leia mais sobre o moderno Taiji Quan e o moderno Wushu aqui.