Academia SP: Aulas de Karate em Sao Paulo
O treinamento básico é a essência dos ensinamentos na Academia Tangshou em São Paulo e a chave para adquirir boas habilidades. O desenvolvimento das técnicas básicas leva tempo e exige esforço. O caminho do Budo tradicional é treinar forte, dedicar-se e acumular habilidades durante uma vida inteira de treinamento.
“O caminho do Budô é treinar todos os dias, até que você morra…”
- Soke Inoue (1946-2015)
Na China e no Japão muitos mestres dizem que gongfu (habilidades de artes marciais) não pode ser alcançada sem chi ku 吃苦 (“vencer as dificuldades”). Significa que o alto nível das habilidades nas artes marciais só pode ser alcançado através de treinamento duro e consistente.
Não há uma satisfação instantânea ou ganhos de curto prazo através da prática do karate.
Por mais paradoxal que possa parecer, muitas pessoas que se habituam a este processo, geralmente passam a apreciar este esforço exaustivo e algumas vezes amargo.
“O segredo para adquirir uma habilidade profunda é através de treino duro e de exercícios básicos.”
À medida que este processo longo e moroso passa a fazer parte do nosso dia a dia, o treinamento traz muitos benefícios à nossa vida.
Aprendemos a trabalhar duro e com disciplina, aprendemos a respeitar uns aos outros e criamos uma atitude positiva para com a vida em geral. Praticar karatê simplesmente dá sentido à vida.
O treinamento é geralmente chamado de Karatê-do, em que “do” significa “caminho”. Ou seja, o karate não é visto somente como um esporte, mas um modo de vida em que o treinamento enfim se torna parte da vida.
Se por um lado, as aulas em nossa academia aqui em São Paulo podem ser duras fisicamente, ao mesmo tempo nos divertimos; através dos treinamentos fazemos novos amigos e nos envolvemos em uma comunidade com pessoas de diferentes as formações.
Nosso treinamento não tem apenas um objetivo limitado como o esporte karatê. Ao contrário, o Budô tradicional tem tantos objetivos em seu treinamento como há diferentes alunos no dojo.
Algumas pessoas podem se interessar pela filosofia oriental que existe por trás desta arte, enquanto outras se interessam em aprender técnicas de defesa pessoal. Todos são bemvindos ao nosso treinamento.
Não importa se é para obter benefícios para o físico ou para ter uma melhor compreensão sobre a filosofia oriental que você ganha através de nossas aulas. Nosso dojo é para todos!
As características do karate tradicional
A prática das técnicas básicas (基本功) é denominada Kihon (Budô Japonês ou “Jiben gong” no Wushu Chinês). Em nossa academia isso quer dizer que os alunos aprenderão a usar o corpo de uma maneira natural e benéfica, com o objetivo de gerar força.
“练武不练功, 到老一场空” “Praticar as Artes Marciais sem fazer o treinamento básico é um desperdício de tempo e energia”
Um velho ditado chinês
Através dos exercícios básicos os alunos aprenderão as posturas/posições fundamentais que são a base de tudo que é ensinado na escola, em conjunto com as técnicas básicas (por exemplo: chutes, arremessos, socos).
Como lutar karate?
Algumas pessoas perguntam: como é possível utilizar as habilidades básicas em uma luta de verdade?
Na realidade, praticar os exercícios básicos “kihon” não é suficiente para que as técnicas possam ser utilizadas em uma luta (kumitê).
Em uma luta há muitas outras variáveis que são difíceis de adaptar apenas através do treinamento básico.
Variáveis como distância, tempo, temor, vulnerabilidade, condições do oponente e muitas outras afetam o resultado da luta.
Estas afirmações são verdadeiras e por esta razão o karatê também oferece outros métodos em se aplicam as técnicas básicas em situações de combate.
O karate funciona para defesa pessoal e para lutas somente quando os praticantes têm boas habilidades básicas combinadas com boa experiência prática.
Hoje em dia algumas pessoas ignoram um destes métodos de treinamento para alcançar resultados mais rápidos, concentrando-se somente no treinamento básico ou treinamento de combate, o que resulta em uma técnica incompleta. Esta não é a forma como o treinamento tradicional é executado.
Leia mais sobre o que é karatê?
Karate Sampa: Como funciona nossa aula de karatê?
A arte marcial que é ensinada e praticada na Academia Tangshou aqui em SP tem fortes ligações coma as linhagens da arte marcial chinesa.
Anteriormente, estes estilos eram conhecidos em Okinawa como Tangshou dao 唐手道. (Tang referindo-se à dinastia Tang e Shou significa “mão”, frequentemente traduzido como Mão Chinesa).
O que ensinamos vem principalmente de dois Mestres entre os mais influentes do século XX: Soke Teruo Hayashi (1924-2004) e Soke Inoue Yoshimi (1946-2015).
O estilo Shito-ryu que treinamos abrange muitas diferentes linhagens de Okinawa, como Naha-te (White Crane), Shuri-te (raízes do Shotokan), Tomari-te e Ryuei ryu (Arte marcial familiar que se originou a partir do estilo tigre chinês).
Soke Hayashi
Quando jovem, Mestre Hayashi viajou do Japão Continental para Okinawa onde procurou pelos mais famosos mestres de Okinawa naquele tempo. Ele era um lutador forte e tinha uma reputação de mal educado em Okinawa por desafiar para lutas os mestres do karatê e seus alunos.
Muitas vezes ele vencia contra os melhores alunos de alguns mestres. Em alguns casos, os próprios mestres aceitavam o desafio de lutar contra Hayashi.
Quando ele perdia a luta contra os mestres, ele pedia que eles o ensinassem, mas quando vencia procurava outras academias de karatê para desafiar seus mestres.
Hayashi ficou famoso por suas excelentes habilidades e por ter aprendido com alguns dos antigos e lendários mestres de Okinawa, antes que surgisse o karate moderno.
Mestre Hayashi também aprendeu muitos estilos de armas (Kobudô) enquanto esteve em Okinawa e mais tarde criou seu próprio estilo Kobudô e também seu próprio estilo de karatê (Hayashi-Ha Shito ryu). Teruo Hayashi foi o único mestre de karatê a quem, durante sua vida, foi concedido o 10º Dan pela Federação Japonesa de Karatê-do.
Algumas vezes ele é chamado de “o grande homem-Kubodô” pelas suas excelentes habilidades econhecimento profundo que tem no treinamento de várias armas.
Mestre Hayashi também se envolveu no estabelecimento dos fundamentos do karate moderno, ao contribuir para a criação de regras para competições de karate moderno.
Soke Inoue
Yoshimi Inoue foi um gênio da arte marcial que influenciou fortemente todos os principais estilos do karate moderno. Ele cresceu na zona rural do Japão durante o pós-guerra. Os tempos eram difíceis, mas, obrigado a ensinar artes marciais, ele foi para Osaka apara aprender com Soke Hayashi, um dos maiores mestres do karatê de que ele tinha ouvido falar.
Inoue permaneceu em Osaka por alguns anos, cuidando de seu mestre e fazendo a limpeza do dojo. Em troca, seu Mestre o instruiu. O treinamento era duro e, nos treinamentos de combate, os alunos mais antigos não tinham dó de Inoue, o rapaz que tinha vindo do interior.
Mestre Hayashi também foi muito duro com ele e não era raro que Inoue fosse nocauteado durante o treino com Mestre Hayashi. Mas Inoue era resistente e treinava mais duro que qualquer um dos alunos do Mestre.
Em pouco tempo ele despontaria para se tornar um dos melhores alunos do dojo. E, quando o dojo estava vazio, Inoue ainda treinava, repetindo as técnicas inúmeras vezes.
Depois de alguns anos de treinamento, Inoue retornou à sua cidade natal, Tottori, onde abriu seu próprio Dojo de Karatê-do. Ele fazia que seus alunos treinassem duro, mas também desenvolveu uma compreensão da mecânica do corpo por trás das técnicas de karate que era um pouco diferente do karatê que ele havia aprendido com seu professor.
Os ensinamentos de Inoue eram baseados no uso do corpo de uma maneira relaxada e gerando potência, sem o uso da força bruta. Em função disso, seus alunos obtinham um grande progresso.
Por todo Japão os ensinamentos de Inoue começaram a chamar a atenção. Um dos seus melhores alunos, Mie Nakayama, (atualmente considerado um dos maiores lutadores de competições de kata de todos os tempos, com três títulos de campeão mundial) venceu o campeonato japonês e logo os ensinamentos de Inoue começaram a atrair praticantes de karatê do Japão e outros países.
Soke Inoue ficou famoso pela sua compreensão profunda do que está por trás das técnicas utilizadas no karate.
Ele ensinou princípios em vez das técnicas formalizadas. Por esta razão, Inoue atraiu alunos com diferentes formações de karatê que o procuraram para aprender seus princípios.
Alguns dizem que uma de suas maiores contribuições foi vincular e aplicar alguns dos princípios e técnicas da antiga arte marcial ao moderno karatê de competição.
Mestre Inoue foi nomeado técnico da equipe nacional e premiado com o 8º Dan pela Federação Japonesa de Karate-de.
Ele também criou seu próprio estilo de karatê, Inoue-ha Shito-ryu Keishin-kai.
Durante sua vida ele formou alguns dos melhores lutadores de competições de karatê que o mundo já viu. Alguns dos seus mais famosos alunos são: Mie Nakayama, Abe Ryouki (Goju ryu), Antonio Diaz e Rika Usami.
“Na Academia Tangshou temos o privilégio de poder oferecer os ensinamentos transmitidos a nós por alguns dos mais proeminentes mestres do karate dos tempos modernos.”