• Home

Academia SP: Aulas de Karate em Sao Paulo

O treinamento Básico e Tradicional de Karate é o foco do treinamento da Academia Tangshou e a chave para conseguir o Gongfu (功夫) – Kung fu ou Kung-fu. Gongfu (normalmente traduzido como “habilidade”) é um dos ganhos mais importantes do treino na Academia Tangshou. O Gongfu leva tempo para ser contruído, às vezes uma vida inteira de treinos. O Gongfu só pode ser alcançado através do treino longo e intenso. Na China e no Japão, muitos mestres de Gongfu dizem que o Gongfu não pode ser alcançado sem o Chi Ku (吃苦) – “comer amargura”. O segredo por trás dessa profunda habilidade é através do treino intenso e das técnicas básicas.

Então o que é o treinamento básico?

As técnicas básicas (基本功) são normalmente referidas como Jiben Gong em chinês ou Kihon em japonês. Na Academia Tangshou isso significa que os alunos aprenderão a usar o corpo de maneira natural e correta, bem como a gerar força Fali ou Kime (发力). Através das técnicas básicas, os alunos aprenderão as posições/posturas básicas que são a base de tudo o que é ensinado na escola, juntamente com técnicas básicas como por exemplo chutes, arremessos e socos.

Um antigo provérbio chinês afirma: “练武不练功, 到老一场空” “A prática de Wushu (Artes Marciais) sem o treinamento básico é um desperdício de tempo e energia”


“A prática de Artes Marciais sem o treinamento básico é um desperdício de tempo e energia”

Noções Básicas sobre Artes Marciais na Tangshou Academy:

基本功 Kihon/Jiben gong: Treinamento individual onde uma ou algumas técnicas são repetidas diversas vezes para melhorar a técnica e alcançar a perfeição.

 

身法 Shenfa: Este é um treino e compreensão de como usar o corpo. Por exemplo, quando chutamos ou socamos, como usamos o corpo?

 

步法 Bufa: Esta prática ensina aos alunos as posturas básicas e o trabalho de pisada das artes marciais do leste asiático.

 

手法 Shoufa: As mãos desempenham um papel significativo nas artes marciais tradicionais. Antigamente, as artes marciais não eram praticadas com luvas de boxe ou com as mãos cobertas; portanto, há muitas técnicas manuais diferentes que são treinadas na Academia Tangshou.

 

眼法 Yanfa: Pode ser traduzido como “o caminho dos olhos”. Existem métodos de Kung fu para o treino somente dos olhos, mas em nossa escola os fundamentos da “yanfa” estão mais relacionados ao treinamento da capacidade de visualizar e ao treinamento com o foco em cada momento. Já em um nível de mestre, o nível de Kung fu e espírito é revelado através dos olhos.

O que é o Karate?

Atualmente, o Karate é normalmente associado a diferentes tipos de artes marciais desarmadas que foram levadas ao Japão Continental a partir das ilhas de Okinawa. Okinawa compreende um arquipélago que, do ponto de vista comercial, possui historicamente uma importância significativa tanto para o Japão quanto para China. Desde que Okinawa entrou no sistema tributário do Império Chinês, ainda sob a dinastia Ming, recebeu, através dos séculos, forte influência da cultura chinesa.

 

Ainda que o Karate esteja geralmente relacionado às artes marciais japonesas ou especificamente de Okinawa, existem muitos estilos diferentes de Karate com origens bastante distintas. Alguns dos sistemas de Karate mais tradicionais estão diretamente relacionados com as artes marciais chinesas. Existem ainda estilos mais modernos de Karate, com histórias mais breves, que surgiram no Japão e sofreram grande influência de inúmeros sistemas de artes marciais locais. Estes estilos podem ter apenas uma pequena ou até nenhuma linhagem identificável ou influência do Wushu chinês.

 

 

Karate SP

O Karate SP ensinado e praticado na Academia Tangshou é o estilo de Karate de Okinawa com fortes laços com as linhagens chinesas das artes marciais. Esses estilos eram, antigamente, conhecidos como Tangshou dao (唐手道). Esses estilos mais antigos de artes marciais que eram praticados em Okinawa costumam ser chamados genericamente de Shuri-te, Naha-te e Tomari-te, em homenagem às três cidades de Okinawa, onde surgiram. 

 

À direita está uma foto do Grão Mestre Yoshimi Inoue (1946-2015)

Cada área e seus professores possuiam determinados Kata (taolu), formas e técnicas que se diferenciavam dos demais estilos. A linhagem de Naha-te tem sua origem em Fujian White Crane (um estilo de Wushu do Fujian). Até hoje, muitas das técnicas Naha-te e Kata ainda possuem nomes que são capazes de serem encontrados nas artes marciais do sul da China. Outros estilos praticados em Okinawa podem ter raízes mais obscuras nas artes marciais chinesas. Alguns estilos eram praticados a portas fechadas ou somente ensinados dentro da família e transmitidos de pai para filho através das gerações até que o sistema acabasse sendo ensinado aos praticantes de fora da família. Um desses estilos vem da familia Nakaima de Karate que é atualmente conhecida como Ryūei-ryū (劉衛流). Esses estilos de Tangshou chineses foram bem preservados por gerações em Okinawa, mas podem ter sido perdidos ou ainda não revelados na China atual.

Basico

Tal como acontece com as artes marciais internas, por exemplo Xingyi, Bagua e Taiji, a prática individual de técnicas de socos, pontapés, bloqueios e posturas, é um método comumente praticado. Em japonês, esse tipo de treinamento é chamado Kihon e em chinês de Jiben Gong(基本功). Nas artes marciais ocidentais isso é semelhante ao "boxe de sombras".


forma (Kata)

Outro método comumente praticado no Karate é o Kata (forma). São padrões coreografados de técnicas de artes marciais praticadas a solo ou em pares. Nas artes marciais chinesas, o Kata também é uma forma comum de treinamento, mas geralmente é chamado de Taolu (套路).

combat (kumite)

Nosso sistema de Karate SP também enfatiza o treinamento de combate com um parceiro/oponente real. Este treinamento é chamado Kumite em japonês. O treinamento de combate na Academia Tangshou está intimamente relacionado com o treinamento básico e de forma.

× Como posso ajudá-lo?