• Home

Aulas de Tai chi Chuan e Chikung em SP: Iniciantes e Avançados

Disponibilizamos aulas tanto para iniciantes quanto para artistas marciais de alto nível. O treinamento também inclui exercícios de Qigong (Chikung) com o objetivo de desenvolver uma estrutura corporal natural e forte. Na Tai Chi Chuan SP oferecemos aulas e avaliações grátis para iniciantes. Todos são benvindos para treinar conosco!

Inscreva-se para uma aula grátis aqui ou registre-se mais abaixo nesta página em nossa newsletter para receber informações sobre eventos e workshops realizados pela Academia Tangshou.

O que significa Tai Chi Chuan?

Pinyin: Taiji Quan (太极拳) é atualmente uma das artes marciais mais amplamente praticadas no mundo. É um método um tanto suave de arte marcial que se baseia no princípio que a suavidade supera a dureza e que para superar o oponente utiliza-se a força de ataque do próprio oponente em vez de ir contra ela.

Os movimentos desta arte marcial chinesa ancestral são normalmente praticados de um modo lento, harmônico e contínuo. Mas, existem vários estilos diferentes de Taichi e alguns acentuam as técnicas que são realizadas utilizando a geração de energia mais explosiva e movimentos rápidos. Normalmente, nos níveis mais avançados a prática também inclui o treinamento de armas (incluindo espada reta, sabre curvo, bastão e lança).

Então o que significa Tai Chi Chuan? O termo “Taiji” (Taichi) refere-se ao conceito cosmológico ancestral chinês de uma constante troca entre duas energias opostas, porém complementares (Yin e Yang). A última palavra “Quan” (Chuan) significa literalmente “punho”. Portanto, Tai Chi Chuan pode ser entendido como um “método de combate desarmado”.

Tai chi o que é? Taichi Chuan é muitas vezes visto apenas como um exercício para a saúde, mas este é um entre muitos benefícios que podem ser obtidos através de nossas aulas. Embora a prática traga grandes benefícios à saúde (se aplicada corretamente), ocorreram também muitos equívocos sobre o uso prático do Taichi Chuan como defesa pessoal. Em cada movimento existem princípios lógicos para aplicação em combate e as aulas demandam muito fisicamente.

“Usar 4 onças de força para mover 1000 libras.”

Um velho provérbio chinês

Curso na nossa academia

As aulas em nossa Academia aqui em São Paulo são focadas em saúde, desenvolvimento pessoal e defesa pessoal. Os movimentos são cheios de energia porém relaxados e naturais, firmados em princípios; são fluídos, mas realizados com posturas enraizadas e equilibradas.

“Você aprende a usar sua intenção ao invés da força muscular.“

 

Aprenda Chikung

O treinamento envolve a prática de movimentos individuais como o qi gong (chi kung). (Qi gong pode ser descrito como conjuntos de movimentos mais isolados, praticados repetidamente a fim de que se adquiram certas qualidades internas e externas que posteriormente são utilizadas no tai chi.)

Outro treinamento de movimento individual normalmente executado na Academia é o step work básico, posições, chutes e posturas das mãos, algumas vezes chamado de Taiji gong (太极功).

Durante as aulas também praticamos exercícios de formas como parte do treinamento individual. As formas de Tai chi (Taolu 套路) são conjuntos pré-definidos de técnicas que normalmente levam de 10 a 15 minutos para serem realizadas.

Embora as formas sejam bonitas de se ver (se realizadas corretamente) e acima de tudo a mente e o corpo estejam em estado de tranquilidade durante a realização dos exercícios de forma, há também uma intenção (Yi 意) de combate em cada técnica realizada na forma.

Também treinamos práticas mais específicas em dupla, treinos e exercícios de combate. Um dos tipos de treinamento em duplas executados em nossa Academia é o chamado “empurrar as mãos” (Tui shou 推手) que é um método mais prático de taichi. Através dos exercícios de “empurrar as mãos” você será capaz de desenvolver a capacidade de sentir as intenções do oponente (tingli 听力) a fim de neutralizar ou desorientar a força do oponente.

Para quem é o treinamento?

Você pode se perguntar se as aulas são indicadas para você? O Taichi Chuan é um treinamento que traz benefícios para todos e que se ajusta às diferentes características dos integrantes das aulas.

 

Aprenda estilos diferentes 

“Há duas formas de abordar e estudar a cultura chinesa.

A primeira forma de abordar a cultura tradicional chinesa é achar que tudo é muito estranho, incompreensível e até mesmo impossível de compreender para quem não seja da China.

A segunda forma de abordar a cultura tradicional chinesa é através do estudo dos conceitos e ideias que são na realidade bastante compreensíveis e lógicos até para uma perspectiva não chinesa.”

Torbjörn Lodén, professor de Filosofia tradicional Chinesa

Em nossa escola, o treinamento das artes marciais e a abordagem dos conceitos filosóficos são inseparáveis. Não há nada no treinamento ou nas teorias que estudamos e adaptamos que possa ser visto como “incompreensível” ou “impossível” de captar.

Pelo menos a intenção do treinamento é abordar até mesmo os conceitos mais avançados do Taichi de uma maneira pragmática. Simplesmente não existe “ladainha” em nossas práticas.

Nós praticamos principalmente Taichi estilo Yang (Yang taichi) como ensinado pela família Li. Mas, na escola também são ensinados outros sistemas Taichi como Wudang e estilo Chen. Se você é um iniciante e toda essa informação parece complexa para você, por favor, leia mais abaixo sobre nossas aulas de exibição e Tai Chi Chuan SP.

Estilo Yang

O Tai chi chuan estilo Yang teve origem no estilo Chen. As técnicas e posições que foram transmitidaspelo fundador do estilo Yang, Yang Luchan (杨露禅), são normalmente um pouco mais formalizadas que o estilo Chen.

No entanto, o estilo Yang passou por várias modificações a partir da segunda metade do século 19, quando o mestre do tai chi – Yang Luchan o criou. Os filhos de Yang Luchan eram artistas marciais de muita habilidade e todos eles modificaram a arte criada pelo pai.

Yang Jianhou (楊健候), o filho mais novo, transmitiu os segredos do estilo de sua família ao famoso lutador de espadas Li Jinglin (李景林) que mais tarde ensinou as habilidades a Li Yulin.

Li Yulin, que já era um artista marcial proeminente e um aluno próximo de Sun Lutang (孙祿堂), criador do estilo Sun de Taichi, ensinou o estilo Yang para seu filho, Li Tianji (李天冀) .

Li Tianji aprendeu o estilo com seu pai e foi provavelmente um dos mestres de artes marciais mais influentes da China no seu tempo. O estilo Yang que treinamos é o mesmo Taichi ensinado pela família Li e foi transmitido a nós pelo Mestre Wang Yanji (王燕), discípulo de Li Tianji.

Estilo Chen

Tai chi chuan estilo Chen é oficialmente um dos mais antigos estilos. Ele teve origem na aldeia de Chen, Chenjiagou (陈家沟). Embora a aldeia tenha apenas alguns poucos milhares de habitantes, há muitas variações da forma como o estilo é praticado, até mesmo entre diferentes praticantes da aldeia.

Um dos estilos Chen mais populares aqui no Brasil é o Taichi Chen na forma ensinada pelo Mestre Chen Ziqiang (陈自强). Porém, na Academia Tangshou oferecemos aulas de estilo Chen um pouco diferentes e mais próximas do Taichi Chen de outro importante mestre da aldeia de Chen, mestre Chen Bing (陈炳).

A história do Tai Chi com relação a Wudang

As montanhas taoistas de Wudang foram o lugar em que sacerdotes taoistas e eremitas viviam com o objetivo de estudar práticas do elixir taoista. Alguns acreditam que as montanhas Wudang sejam o local de nascimento do Tai Chi Chuan, mas há controvérsias por falta de evidências históricas.

De acordo com estas teorias, o lendário Zhang Sanfeng, um mestre em artes marciais que dizem ter vivido durante o século 12, criou o Taichi depois de ter testemunhado uma luta entre uma cobra e uma garça.

Apesar de haver evidências que provam que Zhang Sanfeng realmente existiu, não há evidências históricas que sustentem que ele realmente teve a ver com a criação do Tai Chi Chuan.

Existem várias teorias sobre as origens das artes marciais tradicionais e às vezes certos grupos de praticantes reivindicam que seu estilo é o mais autêntico, tornando difícil separar os fatos e histórias não definitivas.

Entretanto, a verdade é que os métodos da arte marcial taoista eram praticados nas montanhas de Wudang em tempos ancestrais, mas muitos destes métodos e ensinamentos se perderam durante o século 20. Depois da revolução cultural na China (1966-1976), apenas fragmentos da arte marcial ancestral são ainda encontrados nas montanhas.

Nosso Kung Fu de Wudang

Embora tenha sido perdida grande parte das artes marciais de Wudang, alguns dos seus métodos de treinamento sobrevivem até hoje. Em geral, esta sobrevivência deve-se a artistas marciais que aprenderam as habilidades e as transmitiram a outros antes da metade do século 20.

Uma destas habilidades que treinamos em nossa academia aqui em São Paulo é a Espada Wudang (武当剑) que é uma luta de espadas ancestral com características especiais da Wudang Kung fu. Também praticamos exercícios de Qigong de Wudang e Taiyi (太乙) de Wudang que é similar ao Tai Chi Chuan, mas tem características de Wudang.

Como me inscrevo para uma avaliação grátis?

Para promover nosso treinamento aqui em São Paulo, oferecemos aulas, workshops e avaliações grátis para quem não tenha experiência anterior ou para aqueles que apenas queiram saber como são as aulas.

“Estas aulas são completamente grátis e não é necessário ter experiência anterior e também não há restrições em relação a idade e gênero.”

Todos podem aprender esta arte marcial e muitas pessoas se beneficiarão de várias formas ao estudá-la. No Tai Chi Chuan SP você não precisa se inscrever com antecedência, é só aparecer. Para promover nosso treinamento na escola, as aulas normalmente são ministradas no Ibirapuera (São Paulo).

Por favor, inscreva-se em nossa newsletter, assim você poderá saber mais sobre nossos eventos e workshops grátis.

 

Loading