O que é Kumite, Kihon e Kata? Os Budo fundamentos
A origem do Karate?
Atualmente, o Karatê-do é geralmente associado a vários tipos de artes marciais desarmadas ou “Budô” que foram levadas das ilhas de Okinawa ao Japão Continental
Okinawa é um conjunto de ilhas que tem historicamente uma importância comercial significativa tanto para o Japão quanto para a China. Desde que Okinawa foi incluída no sistema tributário Imperial Chinês, sob a dinastia Ming, ela foi fortemente influenciada pela cultura chinesa ao longo dos séculos.
Embora o Karate esteja geralmente conectado às artes marciais do Japão ou especificamente de Okinawa, há atualmente vários estilos diferentes de Karatê com origens bem diferentes.
Alguns dos estilos do Karate tradicional estão bastante relacionados às artes marciais chinesas.
Mas, existem também estilos mais modernos de Karatê com uma história mais curta, que foram desenvolvidos no Japão Continental e que foram mesclados com vários estilos locais de artes marciais.
As primeiras formas de Karatê-do praticadas em Okinawa são frequentemente conhecidas como Shuri, Naha e Tomari, nomes de cidades em Okinawa onde eram praticadas.
Entendendo a história
Até o início do século XX, os estilos e as organizações praticamente não haviam sido formalizados. A prática acontecia entre grupos fechados e às vezes era até mesmo mantida secreta para estranhos. Mais tarde, diferentes organizações ou “estilos” foram desenvolvidos, mas apenas para alguns ensinamentos feitos por um mestre específico.
Escolas e organizações comuns nos dias de hoje que têm raízes em Naha são: Goju Ryu, Goju Kai ou Uechi-Ryū. Enquanto algumas das escolas que se originaram da arte marcial de Shuri são: Shotokan ou Shorin ryu.
Cada área e seus professores conhecem diferentes tipos de “kata”, formas e técnicas que distinguiam as artes marciais umas das outras.
A arte marcial que era praticada em Naha tem sua origem em Fujian White Crane (um estilo wushu da Província de Fujian Province na China). Até hoje muitas das técnicas e kata de Naha ainda têm nomes que remontam às remotas artes marciais chinesas.
Outros estilos praticados em Okinawa podem ter raízes menos conhecidas nas artes marciais chinesas. O Karatê pertencente à parte Shuri tem uma história muito mais longa em Okinawa que o karate de Naha. Até hoje não ficou claro de que arte marcial chinesa o karate de Naha se originou.
Alguns estilos não eram abertos ao público e eram ensinados somente dentro da família e transmitidos de pai para filho através das gerações até que o estilo pudesse ser ensinado para praticantes de fora da família.
Um desses estilos vem do karate da família Nakaima que nos dias de hoje é conhecido como Ryūei-ryū 劉衛流). Esses estilos chineses de karatê foram bem preservados por gerações em Okinawa, mas podem ter sido perdidos ou ainda não revelados na China atual.
Kihon, os fundamentos do karate
Como aprender karate? Tal como acontece com as artes marciais internas, por exemplo Xingyi, Bagua zhang e Taichi, a prática individual de técnicas de golpes, pontapés, bloqueios e posturas, é um método comumente praticado. Em japonês, esse tipo de treinamento é chamado Kihon e em chinês de Jiben Gong(基本功). Nas artes marciais ocidentais isso é semelhante ao “boxe de sombras”.
- 基本功 Kihon/Jiben gong
Treinamento individual em que uma ou algumas poucas técnicas são repetidas inúmeras vezes com o objetivo de aprimorar a técnica e alcançar a perfeição. - 身法 Shenfa
Treinamento e compreensão de como utilizar o corpo. Por exemplo, quando damos um chute ou soco, como usamos nosso corpo? - 步法 Bufa
Nesta prática aos alunos aprendem as posturas básicas e o trabalho de pisada das artes marciais do leste da Ásia. - 手法 Shoufa
As mãos têm um significado importante nas artes marciais tradicionais. Antigamente as artes marciais não eram praticadas com luvas de boxe ou com as mãos protegidas. Por esta razão, várias técnicas de mãos e golpes de karate são treinadas em nosso dojo. - 眼法 YanfaPode ser entendido como “o caminho dos olhos”. Há métodos de treinamento específicos para os olhos, mas em nossa escola as bases da “yanfa” estão mais associados ao treinamento da capacidade de visualizar e com a concentração no treinamento a cada instante. Em grau de mestre o nível de arte marcial e espírito é revelado através dos olhos.
Forma e movimentos do karate (Kata)
Outro método comumente praticado no Karate é o Kata (forma). São padrões coreografados de técnicas de artes marciais praticadas a solo ou em pares. Nas artes marciais chinesas, o Kata também é uma forma comum de treinamento, mas geralmente é chamado de Taolu (套路).
Kumite
Nosso sistema de Karate SP também enfatiza o treinamento de combate com um parceiro/oponente real. Este treinamento é chamado Kumite em japonês. O treinamento de combate na Academia Tangshou está intimamente relacionado com o treinamento básico e de forma.
Competição
Hoje o Karate se envolveu em um esporte moderno com regras regulamentadas. O karatê esportivo não é o foco principal do treinamento em nossa academia. No entanto, também oferecemos treinamento para competição em Kata e Kumite. Leia mais sobre as regras e torneios padronizados da (CBK) Confederação Brasileira de Karate aqui.